Roberval Conte Lopes Lima ingressa em 1967 como soldado na Polícia Militar, e logo em seguida torna-se cabo PM através de Concurso. Concluiu o Curso de Formação de Oficiais e como Aspirante Oficial passa a fazer parte das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar – ROTA, como 2.º Tenente. Tendo participado de várias ocorrências de vulto, é promovido por bravura a 1.º Tenente.

Em 1978- Conclui Graduação em Direito nas Faculdades Integradas de Guarulhos e também conclui o Curso de Radialista.

Em 1980 é promovido por Bravura, tornando-se o único caso do Brasil de Oficial promovido em duas ocasiões por Bravura, além de ostentar a Láurea de Mérito Pessoal em 1.º Grau.

Em 1982 é transferido para o comando de policiamento do Tático Móvel e Rádio Patrulha da Zona Leste da Capital, tendo sido homenageado várias vezes pela população por sua vibrante batalha contra o crime, a qual reduziu  enormemente o índice de criminalidade da região.

Em 1985 foi afastado da rua por perseguição política, sendo transferido para o Hospital Militar. Resolve então entrar para a política e é eleito Deputado Estadual.

Em 1987, já Diplomado como Deputado Estadual, salva uma menina de dois meses de vida das mãos de dois sequestradores, na região de Mogi das Cruzes; o que originou o filme “O Caso Thabata, o Bebê Refém.”

Em 1990 é Reeleito Deputado Estadual (PDS). Na Assembleia Legislativa é Membro da Comissão de Segurança Pública.

Em 1992 recebe denúncia de eleitores e junto com a Polícia Militar consegue extinguir uma quadrilha de traficantes ligados a Falange Vermelha. Neste mesmo ano, salva a vida de um Engenheiro que estava sendo assaltado por dois assaltantes armados, na Av. Vinte e Três de Maio.

Em 1994 é Reeleito Deputado Estadual e escreve o livro “Matar ou Morrer”, relatando as principais ocorrências de sua vida como policial em resposta ao livro “ROTA 66” de Caco Barcellos. Neste ano ainda é Eleito na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo como 2.º Secretário.

Em 1998 é Reeleito Deputado Estadual com 148.388 votos, sendo o segundo Deputado mais votado do Estado e o primeiro da cidade de são Paulo.

Em 1999 -Participa da Comissão Parlamentar de Inquérito do Narcotráfico.

Em 2001- Participa da Comissão de Inquérito do Sistema Prisional.

Em 2002 –Reeleito Deputado Estadual com o expressivo número de 207.006 votos.

Em 2005 – Apresenta de segunda a sexta-feira o programa “Ronda da Cidade”, na Rádio Atual 94,1 Fm

Em 2006 – Reeleito Deputado Estadual para o 6.º mandato consecutivo.

Em 2007- É eleito Presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Em 2009- Passa a transmitir o Programa de Rádio “Ronda da Cidade” através da Rádio Terra AM 1330.

Em 2009- É Eleito Vice-Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, sendo que logo após assume interinamente a Presidência da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, igualando-se historicamente ao único, até então, Policial Militar que ocupou o respectivo Cargo Parlamentar, Rafael Tobias de Aguiar.

Em 2012 – Concorre ao Cargo Eletivo nas Eleições Municipais e é eleito Vereador pela cidade de São Paulo.

Em 2014 – Eleito 2º Secretário da Câmara Municipal de São Paulo.

Em 2016 – Eleito Líder do Partido Progressista na Câmara Municipal de São Paulo. 

Fechar Menu